Como melhorar as vendas em minha loja virtual WordPress?

Olá empreendedor, tudo bem?

Você chegou até aqui para tentar entender o motivo de não estar vendendo tão bem quanto esperava em sua loja virtual WordPress / WooCommerce, certo?

Você esta fazendo marketing, esta enviando e-mails aos seus clientes, mas a conversão da sua loja segue baixa.

Hoje eu vou compartilhar contigo o que fazemos para ajudar nossos clientes lojistas a venderem mais.

Os tópicos abordados serão:

  1. Avaliação de velocidade do site
  2. Avaliação do fluxo de navegação
  3. Revisão do marketing pago
  4. Revisão do marketing orgânico
  5. Utilitação de e-mail marketing
  6. Pegadas sociais
  7. Recuperação de carrinhos abandonados

Avaliação de velocidade do site

O Google através do seu blog concluiu que em média um internauta não espera mais do que 3-4 segundos para fechar o seu site, caso ele demore mais tempo para carregar.

Logo, ter um site rápido tem se tornado cada vez mais prioridade entre os especialistas de marketing digital, afinal, queremos sempre o máximo de retorno sobre o investimento em marketing.

Imagina você investir uma grana em marketing pago e seu público nem chegar a conhecer o seu produto? Isso acontece muito por aí.

Para saber se o seu site esta lento, indicamos o uso da Ferramenta GT Metrix. Ao inserir o seu site no campo de teste, a ferramenta retornará gratuitamente uma série de problemas que você precisará resolver com seu programador WordPress.

Os pontos mais importantes a serem observados são: o tempo de carregamento, o peso total da página e a quantidade de requisições que o site esta realizando ao servidor web. Quanto menor melhor.

Na aba PageSpeed, você poderá colher os insights a serem melhorados em seu site.

Sugerimos testar a página de produto do site, que geralmente é a página mais indexada e um destino comum para os seus visitantes.

Avaliação do fluxo de navegação

Apesar de ser um problema bem óbvio de se perceber muitos sites ainda pecam nessa parte. É sábido que deve-se diminuir ao máximo o número de cliques.

Quanto menos cliques para efetuar uma venda, melhor.

Considerando que a maioria dos visitantes chegam através de um artigo do seu blog ou da própria página de produto, faça uma avaliação da quantidade de passos que ele precisa tomar até inserir os dados de pagamento.

Uma dica bônus nesse tópico é remover possíveis links que possam tirar a atenção do fechamento da compra. Muitas lojas virtuais já removem itens dessas páginas, como menu e outros componentes comuns aos sites.

Fazendo isso você já estará acima da média das lojas virtuais do seu segmento.

Revisão do marketing pago

Entende-se como marketing pago a utilização de ferramentas como Facebook Ads e Google Adwords, por exemplo.

Pode também parecer um pouco óbvio, mas muitos lojistas gastam fortunas em campanhas mal planejadas por não dominarem a compra de tráfego e pela falta de planejamento em suas campanhas.

O que sugerimos aos nossos clientes é solicitar o acompanhamento de um profissional qualificado que irá planejar ações de compra de tráfego nos canais que mais fazem sentido a sua marca.

Se não houver uma preocupação em planejar suas ações de compra de tráfego, infelizmente você apenas estará desperdiçando dinheiro e tempo.

Revisão do marketing orgânico

Consideramos como marketing orgânico o tráfego oriundo dos mecanismos de busca e indicação de links.

Pra isso acontecer também é preciso ter uma consistência em produção de conteúdo útil ao seu público, além de ações para tornar seu blog um veículo bem posicionado no mercado.

Esse é o melhor tipo de tráfego, pois tende a trazer resultados constantes na curva do tempo, porém é o que leva mais tempo para retornar resultados, visto que é preciso que o Google considere seu conteúdo importante dentro de alguns critérios.

O objetivo da produção de conteúdo é sempre atingir a primeira página para um conjunto de determinadas palavras-chaves que se quer cobrir. Atingindo o objetivo você estará gerando tráfego pro seu site e possivelmente convertendo visitantes em vendas.

Tenha um plano de produção de conteúdo e forneça gratuitamente informações que vão enriquecer o seu público. As vendas virão por consequência disso.

Utilização de e-mail marketing

E-mail marketing segue sendo uma ferramenta poderosa de relacionamento com seu público, mas muitos lojistas ainda se restringem apenas a divulgação dos seus produtos.

Para fazer diferente é preciso criatividade. Aliada a uma estratégia de produção e conteúdo deve-se nutrir seu público com informações relevantes ao seu nicho.

Divulgar artigos de blogs, informações de outros sites e todo tipo de conteúdo gratuito são boas estratégias para manter um público fiel.

Para ilustrar, poderíamos considerar uma loja virtual de artigos para cozinha, divulgando receitas, eventos gastronômicos para a região do seu cliente, fotos de pratos.

Esse é o tipo de ação que gera vendas naturalmente através de e-mails.

Pegadas sociais

Seu público irá visitar cada rede social sua antes de tomar a decisão de venda. Portante, a sua estratégia de produção de conteúdo deve prever interação nas redes sociais.

Muitos empresários e lojistas online utilizam as redes sociais como “outdors” para promoção de seus produtos única e exclusivamente.

As marcas que se sobrassaem são aquelas que fogem do óbvio e geram conteúdo de qualidade também pelas redes sociais.

Recuperação de carrinhos abandonados

Existe uma métrica atual que indica 30% das possíveis vendas online são perdidas no momento do fechamento da compra.

Isso acontece por vários motivos e é um problema real a ser enfrentado pelos lojistas. A quantidade de carrinhos abandonados é bem alta e tentar reverter isso pode trazer uma receita importante.

No entanto, cada tecnologia de e-commerce tenta resolver isso de um modo. No mundo do WordPress, existem poucas ferramentas a serem testadas.

Aqui na Xdevs, ajudamos nossos clientes constrindo soluções exclusivas de acordo com a necessidade de cada um, aliado ao uso de alguns plugins de recuperação de carrinhos abandonados disponíveis no mercado.

O que a maioria desses plugins fazem é monitorar um carrinho abandonado e enviar e-mails de lembrete em sequência ao comprador para tentar reverter a venda perdida.

Sendo assim, veja seus números no Google Analytics e confira se você também esta sofrendo deste mal. Posso apostar que sim.

Conclusão

Como você pode perceber, são várias os pontos de atenção para ter uma loja virtual de sucesso. Apesar da atividade online ter menos custos, os desafios são tão grandes quanto os dos lojistas offline.

Criamos esse conteúdo para que você possa ter uma real situação da sua operação online. De todo modo, estou oferecendo uma consultoria gratuita de 1 hora comigo por Skype para conversar sobre sua operação online.

Tem interesse em saber mais? Reserve seu horário em minha agenda online abaixo.

Até lá e bons negócios!


4 motivos para instalar um certificado de segurança SSL grátis no seu site hoje

Olá empreendedores, tudo bem? Você chegou aqui para finalmente instalar seu certificado de segurança SSL, certo?

Hoje eu vou falar sobre a importância e vantagens de ter um certificado de segurança SSL instalado em seu site. Também vou te ajudar a resolver esse problema em definitivo.

Antes de explicar sobre as vantagens do certificado SSL, vou te fornecer uma explicação rápida sobre o que é esse bendito SSL.

O que é um certificado de segurança SSL?

Sabe aquele cadeado verde que os navegadores estão exibindo agora em alguns sites? Dá uma olhada nesse print abaixo:Hospedagem com certificado de segurança SSL WordPress

Esse cadeado indica que o site possui um certificado de segurança SSL e que é seguro.

O SSL é uma tecnologia que garante que os dados que trafegam entre o navegador do visitante e o seu servidor web sejam encriptados.

Ele pode ser gerado por empresas certificadoras ou até mesmo o seu próprio servidor web, a depender da hospedagem que você esteja utilizando.

Independente da origem do certificado, só há vantagem em utilizá-lo.

Vantagens de ter um certificado de segurança SSL

1) Segurança técnica

O uso de um certificado SSL permite que quaisquer dados que seus visitantes digitem em seu site, sejam em formulários de contato ou até mesmo em e-commerces, estejam protegidos de hackers.

Isso é devido a tecnologia de criptografia, que faz com que as mensagens trocadas sejam entendidas apenas entre navegador e servidor.

2) Segurança psicológica

Como dito acima, já há algum tempo os navegadores passaram a indicar se um site é seguro ao identificar a utilização do SSL. Portanto, seu visitante se sentirá muito mais seguro em interagir com seu site e enviar suas informações.

3) Google e SEO

No fim de 2017 o Google passou a priorizar em seus resultados de busca sites que possuam certificados de segurança SSL instalados. Se você tem interesse em ranquear bem no Google, é importantíssimo fazer uso dele.

4) Aumento em vendas

A utilização de SSL comprovadamente ajuda ao aumento em vendas e conversões justamente por conta da segurança oferecida ao visitante, que se sente tranquilo em trocar dados com seu site ou realizar transações.

Como habilitar o SSL em seu site WordPress?

Chegamos a parte principal do artigo. Neste momento, você já deve estar decidido a instalar um SSL no seu site. Abaixo tentarei te indicar o caminho das pedras para resolver esse problema.

Basicamente há 2 caminhos para conseguir adquirir o seu certificado SSL: pela sua própria hospedagem ou por uma certificadora.

Se sua hospedagem for moderna, você poderá facilmente solicitar a habilitação do SSL em seu site (aqui na Xdevs todos os clientes têm SSL gratuito em seus sites).

Caso contrário, será necessário comprar junto a uma certificadora e instalar na sua hospedagem. Neste caso, você precisará de conhecimento em servidores para fazer a instalação do certificado.

Precisa de ajuda?

Reunimos nossa equipe e decidimos que iremos te ajudar gratuitamente a instalar seu certificado de segurança SSL

Basta reservar abaixo um horário para uma sessão diretamente comigo em nossa agenda online. 

Até lá e bons negócios.


Plugin WooCommerce Bookings: Plugin de agendamento para WooCommerce

O ecossistema WordPress só se tornou poderoso pela grande quantidade de serviços e funcionalidades que a comunidade de usuários criou ao redor. Hoje iremos compartilhar ideias de negócios baseadas no plugin WooCommerce Bookings, que tem como principal objetivo realizar o agendamento ou reserva de produtos ou serviços.

O The Shutter Bus é uma empresa que aluga Kombis estilizadas para produção de fotos divertidas em eventos sociais. Seus clientes podem agendar diretamente a locação da Kombi pelo site.

A Capture it Yourself é uma empresa que aluga equipamento fotográfico profissional para casamentos. Ela também oferece edição dos vídeos capturados e serviço de Cloud Storage, fornecendo acesso ilimitado às fotografias e vídeos com resolução total em uma galeria privada, tornando mais fácil o compartilhamento com amigos e familiares.

The Parlour é uma empresa que oferece aluguel de Food Truck de sorvete para eventos. Os sorvetes são artesanais comuns ou veganos, servidos com coberturas feitas à mão, também são oferecidos milkshakes, sundaes, pastéis, cafés especiais e chás.

Serviço de pet móvel preocupado com o bem estar animal e o meio ambiente. Oferecem tratamento para pulgas e carrapatos, massagens terapêuticas e tratamentos para animais idosos ou com problemas ortopédicos. Além disso, utilizam veículos projetados para manter os bairros que visitam limpos e silenciosos.

Sem dúvida, todos os serviços citados são ideias inovadoras que utilizam o plugin WooCommerce Bookings para automatizar todo o processo de venda.

Quem sabe você também não possa criar um novo negócio ou automatizar seu negócio existente utilizando esse poderoso plugin?

WordPress com certeza conta com algum plugin que pode ajudar a melhorar o seu negócio.

MercadoWP 09: Como os veículos estão se reinventando após a crise​

No nono episódio MercadoWPCristiano Santos e eu fazemos uma breve análise sobre a indústria dos veículos de conteúdo, a forma de gerar receita para seus negócios e como essa indústria foi impactada pela recente crise vivida pelo Brasil.

Esta recente crise fez com que os anunciantes diminuíssem suas verbas, gerando uma verdadeira quebradeira em empresas de conteúdo que dependim dessas receitas para funcionarem. Mostramos como eles estão se reinventando e buscando gerar receita de novas formas, e logicamente utilizando o WordPress e o WooCommerce como motores de vendas para seus negócios.

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MercadoWP 08: A importância de sites responsivos

No oitavo episódio MercadoWPCristiano Santos e eu percorremos a história do avanço tecnológico da construção de sites e compartilhamos algumas preocupações que você deve ter ao construir o site do seu negócio para consumo via smartphones.

Com o crescimento do acessso a internet via dispositivos móveis, acreditamos que você deve dar atenção prioritária na interação por esses meios . Você vai aprender como construir sites responsivos corretamente e se posicionar de forma inteligente.

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MercadoWP 07: Gestão de assinaturas com WordPress​

No sétimo episódio MercadoWPCristiano Santos e eu exploramos uma forma de interação comercial que vem se estabelecendo ao longo dos últimos anos no mercado digital: clubes de assinatura.

Compartilhamos alguns cases de sucesso e de fracassso e mostramos que o WordPress e o WooCommerce estão prontos para te ajudar a levantar uma operação de assinaturas recorrentes agora mesmo.

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MercadoWP 06: E-Commerce para atacadistas com WordPress

No sexto episódio MercadoWPCristiano Santos e eu discorremos sobre alguns projetos que fizemos para a indústria atacadista.

Falamos sobre como o mercado em atacado pode usufruir do poder do WooCommerce para ampliar suas vendas, fidelizar revendendores e organizar sua operação.

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MercadoWP 05: Como criar cupons de desconto com WooCommerce

No quinto episódio MercadoWPCristiano Santos e eu falamos sobre uma funcionalidade pouca explorada no Brasil, que é a utilização de cupons de desconto como forma de reter, fidelizar e recuperar clientes.

Demonstramos como utilizar cupons no WooCommerce e o que você deve fazer para explorar corretamente essa poderosa ferramenta.

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MercadoWP 04: Gerenciando eventos com WordPress

No quarto episódio MercadoWPCristiano Santos e eu falamos sobre os desafios enfrentados ao gerir eventos pela Internet, seja divulgando-os ou vendendo ingressos.

Nós mostramos exemplos de eventos que se apoiam em sites WordPress através de algumas integrações diferentes, sejam utilizando plugins para gestão de informação ou até mesmo a utilização de código customizado para resolver o problema.

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MercadoWP 03: Como ter sucesso ao montar uma loja virtual

No terceiro episódio MercadoWPCristiano Santos e eu falamos sobre os desafios enfrentados pelos empresários que decidem expandir seus negócios ao vender pela internet.

Exploramos nossas experiências trazendo ao interlocutor casos reais e insights que ajudarão no dia-a-dia da operação de uma loja virtual.

Além disso, compartilhamos números que confirmar ser acertada a decisão de montar uma operação online para seu negócio físico.

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