Eu tenho certeza que você também morre de vontade de publicar um story no Instagram com algum link e pedir para arrastar para cima, não é mesmo? Mas aquele artifício não é para qualquer um.

Primeiro você precisa ter pelo menos 10 mil seguidores. Um número grande? Talvez. Uma tarefa impossível de ser alcançada? Jamais. Como conseguir?

Calma, vamos te ensinar a construir autoridade e uma grande audiência nas redes sociais neste artigo. As vendas do seu infoproduto vão decolar!

Aqui vamos conversar sobre os seguintes tópicos:

  1. Em qual rede social devo investir?
  2. Estratégias para gerar audiência
  3. Por que a rede social é importante para o meu negócio?
  4. Ferramentas de engajamento

Está ansioso? Porque a gente está. Então vamos ao que interessa.

1. Em qual rede social devo investir?

A resposta é depende. Sempre bom lembrar que é importantíssimo fazer um briefing completo delimitando seus objetivos. Definir a persona também ajuda a alavancar o sucesso da campanha, até porque não adianta patrocinar um link sem um direcionamento.

E tudo depende porque aqui é preciso estratégia. Até em qual rede social veicular sua propaganda, para atingir um determinado público. Os nichos possuem locais definidos de atuação, e varia de rede social para rede social.

Dá uma conferida nesse breve resumo das redes sociais que separamos para você.

Redes Sociais

Facebook

Esta é disparada a rede social preferida de quem usa a internet. Ela reúne múltiplas funcionalidades e por isso é tão popular. Aqui a interação é mágica.

Instagram

Tornou-se a vice-campeã de popularidade no Brasil. Conquistou tudo e a todos com a multiplicidade de filtros aplicáveis nas fotos. Se seu negócio é curtir e publicar fotos, o “insta” precisa estar com você. Sem contar a audiência que você pode gerar ao aplicar as famosas hashtags.

Twitter

Já nem tanto popular como as mencionadas anteriores, esta rede de publicações em 140 caracteres ficou famosa pela simplicidade e rapidez.

Youtube

Para ficar no mundo do audiovisual. Esta rede de compartilhamento de vídeos e fotos é a mais antiga das anteriores, e uma das mais famosas também. Gerou inclusive o surgimento de novas profissões, como os vloggers, além de popularizar o ensino à distância.

Linkedin

Basicamente uma rede profissional. Nela as empresas buscam empregados e também falam sobre eles.

E aí, curtiu a nossa lista das redes sociais mais populares? Já sabe em qual investir? Não? Calma que ainda tem mais artigo pela frente.

2. Estratégias para gerar audiência

A estratégia também é uma fase bem importante dessa etapa da construção da audiência. Mesmo que através do tráfego orgânico ou tráfego pago, é importante sempre planejar.

Se você reparar bem, a maioria dos iniciantes na escrita começam com uma página em redes sociais, seja Facebook ou Instagram. Nela, esses produtores de conteúdo criam um público, ou seja, uma audiência e posteriormente vendem seu produto para essa própria audiência.

Como eles fazem isso? Vamos descobrir!

Podem parecer bobas, mas as dicas que vamos dar agora são bem valiosas.

Aumente a sua visibilidade

A visibilidade de um perfil ou uma publicação em rede social pode aumentar esporadicamente ou astronomicamente, vai depender apenas do seu planejamento.

Você pode utilizar tráfego pago ou orgânico – as valiosas estratégias de SEO que fazem mais pessoas veem o que você posta. Use a abuse das hashtags. Seja visto!

Interação com o público

É importante que você conheça seu público, e para isso converse com ele. O Instagram e o Facebook possuem excelentes plataformas de perguntas e respostas diretas que podem ser utilizadas por você para saber como seu público pensa.

Aqui também é interessante falar com o seu público. Você pode receber um feedback bem interessante perguntando o que eles estão achando do conteúdo e se este os ajudou, ou não. Assim você pode aperfeiçoar para os próximos.

Caso haja alguma dúvida sobre um passo a ser tomado você pode consulta-lo sem medo.

Crie promoções e premiações

Essa dica vai te ajudar a aumentar seu número de fãs e seguidores.

Caso você possua um perfil voltado para filmes, faça promoções de sorteio de filmes fazendo com que os seguidores convidem outros para curtir e seguir a sua página.

E ao chegar a um determinado número de seguidores, você faz um sorteio surpresa. Quem não gosta de presente, não é mesmo?

Obs: tenha cuidado às questões legais ao realizar sorteios em suas redes sociais para não se complicar judicialmente. Então, informe-se sobre as leis que regem esse tipo de ação, certo?

Datas comemorativas são importantes

Aqui é para lembrar das datas importantes, como feriados, dias santos e dias símbolos de lutas, como forma de reconhecimento – que gera respeito.

Faça parcerias

Esta etapa não é necessariamente obrigatória, mas vai te ajudar a expandir o número de seguidores também. Tente fazer parceria com páginas e perfis com um bom número de seguidores, fazendo com que eles te divulguem.

Capriche nas mídias

Para o seu texto ser mais interessante para quem está lendo é legal utilizar fotos e vídeos também.

Apesar de tudo, não há estratégia melhor do que gerar conteúdo de relevância. Ele precisa resolver o problema de quem busca soluções na internet – o seu público é o seu possível consumidor.

3. Por que a rede social é importante para o meu negócio?

Por muitos fatores. Para começar é onde está a maioria das pessoas, aliás, essa é a ideia. São comunidades.

Imagine um corredor do metrô de uma grande metrópole onde circulam mais de 300 mil pessoas diariamente. Um cartaz neste corredor será visto com certeza. É a mesma coisa com um banner em destaque nessas redes sociais.

Se uma empresa enxerga uma oportunidade em divulgar e vender seu produto para aquele nicho, o negócio pode ser bom. Mais que isso, a rede social é o lugar ideal para captar e fidelizar clientes.

Foi pensando nisso que surgiu o profissional de mídias sociais, aquele que interage com o público através dos posts e do atendimento direto via mensagem.

4. Ferramentas de engajamento

Com essas ferramentas o seu trabalho de monitoramento será simplificado. Separamos como bônus três super dicas para facilitar o aumento de sua audiência.

Bit.ly

Este é um clássico encurtador de links já popularizado. Ele é gratuito e ainda auxilia no monitoramento de cliques no link.

Easel.ly

Esta ferramenta é vital para o seu trabalho com gráficos. Ela é gratuita e auxilia a criar de forma simplificada a arte que você desejar!

Hootsuit

Conhece boas ferramentas para administrar redes sociais? Pois o Hootsuit é uma boa pedida. Ele é gratuito e pago para empresas. Utilize-o e jamais precisará passar tanto tempo postando, tudo será automatizado por programação.

Podemos concluir que…

As redes sociais são um excelente campo para vender e conquistar clientes. Imprescindível para o seu negócio prosperar, é também nela que o empreendedor deve investir. Mas lembre-se, é necessário que haja planejamento.

Conquiste espaço, pessoas e multiplique suas vendas! E aí, curtiu? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Conta para a gente!

Até logo!